Make your own free website on Tripod.com

Aranhas

             O Aracnídeo mais conhecido, da família dos araneideos. Existem cerca de 35.000 espécies de aranhas e 800 espécies de tarântulas. As tarântulas é uma família de muitas espécies de aranhas. A mordida de uma aranha não chega a matar um humano, mas isso não é o mesmo do gênero de Má indole, são 4 aranhas muito venenosas: a viuva negra Larrodectus mactans (o veneno é mais potente do que o da cascavel) a caranguejeira Armadeira apelidada por a aranha da banana (tem glândulas mortíferas) a aranha marrom Loxoceles e a aranha da grama Licosa. O veneno da aranha é uma nerotoxina (que mata as células do sangue) em poucos minutos a vítima começa a enxergar embaçado, ataca os músculos, a respiração fica ofegante, a vítima começa a transpirar, e a dor se espalha, até que o veneno faz o tal efeito. Tem notícias de pessoas que morreram de parada respiratória. As aranhas também, por defesa, esfregam a pata traseira no abdome e solta uma nuvem de pêlo que inflama olhos, nariz e garganta.

            Toda aranha  passa pelo ritual da muda (a troca de pele), quando a aranha é jovem ela faz a muda quatro vezes por ano, e quando é adulta é de uma vez por ano. A muda pode ser uma oportunidade de crescer um órgão perdido como pernas e outros membros.

            Um macho a procura de uma fêmea, anda quilômetros, quando encontra persegue a fêmea, e começa o processo de acasalamento, o macho insere um ferrão (localizado na pata dianteira) na parte central do corpo da fêmea e começa a depositar o esperma, depois o macho tem que bater rapidamente em retirada ou pode se transformar na sua próxima presa, agora o macho só tem alguns meses de vida (o macho pode viver até 8 anos e a fêmea vive de 21 a 25 anos). No verão a fêmea procura um lugar apropriado para botar os ovos, depois reveste rapidamente com seda. Após estarem revestidos deixam de ser visíveis. Na primavera as aranhazinhas rompem o saco, elas nascem menores mesmo do que uma mosca caseira, depois nos primeiros instantes de suas vidas ficam aos cuidados da mãe, na verdade se ficarem muito perto da mãe ela os comerão, depois cada aranha toma seu rumo.

            A maior aranha é a terrafosa theraphosa também conhecida como goliadi apelidada por a aranha das aves (por matar pássaros) mede cerca de 25cm, e a aranha menor do mundo, não tem nem 1mm é do tamanho de um ponto (.).

            Toda aranha possui um órgão nas costas chamado espienderos que produs a seda líquida saindo do abdome em fio, a seda não é para capturar presas e sim para sentir as vibrações de animais próximos.

 

Veja alguns textos e imagens de espécies de aranhas:

As aranhas mais venenosas:

Licosa

Loxosceles

Phoneutria

Viuva Negra

A aranha maior do mundo:

Terrafosa

 

clique aqui!
by Banner-Link